Os negócios, como de costume, não têm mais lugar nas operações de fabricação de hoje. Os executivos estão explorando ativamente todas as opções para gerenciar escassez, atrasos, custos crescentes e segurança no local de trabalho.  

 

A cada trimestre, a TBM reúne um grupo de executivos do setor de manufatura e serviços de médio porte de empresas líderes de diversos setores para debater questões prioritárias do setor e melhores práticas para enfrentá-las. Recentemente, os participantes abordaram duas das ramificações mais desafiadoras em curso da pandemia — interrupções na cadeia de suprimentos e segurança no local de trabalho. Eles compartilharam abordagens criativas para design, logística e mudanças de estratégia para garantir peças mais rapidamente, juntamente com novas táticas de compartilhamento de custos para lidar com a inflação. Os participantes também discutiram como as políticas da COVID-19 estão evoluindo para atender às preocupações dos funcionários e potenciais novos requisitos de conformidade.

Aqui estão alguns destaques da conversa entre os líderes empresariais de manufatura e serviços que se juntaram à nossa Mesa Redonda Executiva de Operações:

A vigilância é essencial para ficar à frente do próximo gargalo na cadeia de suprimentos.

  • Cuidado com a próxima grande escassez de materiais. Embora os chips possam permanecer em escassez até 2023, outras commodities (como metais) também podem se tornar áreas problemáticas.
  • Mantenha-se informado e planeje agora para o acesso contínuo a componentes essenciais, olhando para estratégias de fornecimento duplo e outras opções alternativas de abastecimento.
  • Explore proativamente projetos alternativos e veja maneiras de contornar os componentes mais restritos.
  • Aproveite a disposição atual dos clientes de aceitar e aprovar rapidamente as mudanças de abastecimento e projeto.

Acumule inventário e informações para criar uma rede de segurança para gerenciar atrasos no envio.

  • O excesso de pedidos não é de forma alguma uma solução sustentável a longo prazo, no entanto, muitos executivos veem isso como o mal menor em comparação com não ter produto para vender. Considere superdimensionamento de pedidos para o primeiro trimestre de 2022, mas tenha cuidado para explicar a desvantagem do inventário extra.
  • Aproveite toda e qualquer conexão, particularmente nos mercados externos, para obter conhecimento em primeira mão sobre as mudanças diárias na disponibilidade de contêineres, desligamentos e atrasos dos portos, bem como para manter o controle sobre a localização de embarques.
  • Leve em consideração contêineres e espaço para caminhões, bem como prazos de entrega mais longos, em suas sessões de planejamento e estratégia.
  • Pese o impacto do uso de rotas alternativas de transporte, incluindo portos fantasmas ou de desembarque na América do Sul, onde podem ser mais fáceis de acessar contêineres e navios de carga.
  • Fique atento à forma como a tecnologia está evoluindo a indústria logística e novas opções que podem estar disponíveis no futuro. Por exemplo, uma organização de caminhões em Chattanooga, EUA, lançou recentemente um programa para testar a pilotagem remota para caminhões na rodovia, o que poderia ajudar a indústria a superar a escassez de motoristas e abrir o acesso ao espaço dos caminhões.

Não se afaste de conversas difíceis sobre custos com clientes e fornecedores.

  • A persistência pode abrir caminho para soluções colaborativas e viáveis.
  • Adaptar conversas de custos para mercados e clientes individuais conforme necessário, em vez de implementar uma política de tamanho único.
  • Revisão de contratos de preços (tanto para clientes quanto para fornecedores). Definir taxas para garantir o espaço dos caminhões ou garantir a data de entrega pode ajudar as empresas a recuperar despesas crescentes.

Mantenha contato com as preocupações dos funcionários e a evolução das regulamentações federais para uma política COVID-19 mais eficaz e equilibrada.

  • Planeje com antecedência para um possível mandato vacinal. Ouça as preocupações dos funcionários, teste a origem de suprimentos para ficar à frente de possíveis escassez e considere os custos crescentes para sua organização.
  • Desenvolva recursos de teste interno ou contrate um fornecedor para oferecer esses serviços no local.
  • Forneça educação sobre o vírus e a vacina e apoie os funcionários que desejam ser vacinados ao máximo, com postos de vacinação no local, transporte e folga remunerada para receber a vacina.
  • Ajude a manter as infecções fora das instalações, incentivando os testes e fornecendo folga remunerada para qualquer funcionário que apresente sintomas, independentemente do estado de vacinação. Exigir um atestado médico e/ou resultados de teste para qualquer funcionário usando um "dia COVID" pago pode garantir que a política não seja abusada.
  • Plano de cenário para futuros surtos e quarentenas e como eles afetarão a produção em suas instalações.

Trabalhe seus músculos criativos para resolver problemas.

 

Os executivos de operações têm lutado com problemas relacionados a COVID-19 há mais de 20 meses. À medida que a crise global continua a tomar novos rumos, os níveis de frustração estão atingindo níveis recordes. No entanto, os executivos continuam a aprimorar suas habilidades de gerenciamento de crises e encontrar novas maneiras de garantir que seus negócios permaneçam operacionais e lucrativos.

Persistência, vigilância e inovação continuam sendo essenciais, assim como aproveitar cada conexão, recurso e parceria disponíveis para o seu negócio. A TBM continuará ajudando os clientes a explorar e implementar abordagens inovadoras e comprovadas, compartilhando ideias, práticas recomendadas e histórias de sucesso que podem ser rapidamente colocadas em prática.

 

Para obter ideias adicionais, consulte nossos artigos mais recentes sobre questões globais da cadeia de suprimentos. Ou entre em contato para discutir seus desafios e necessidades específicas.