Mantenha um foco Lean durante a implementação da automação para acelerar o rendimento, impulsionar o crescimento e resolver os desafios de negócios mais rapidamente.

 

Para muitos pensadores Lean de longa data, a automação tradicionalmente não é uma solução. Eles seguem o mantra da criatividade antes do capital e procuram melhorias que podem fazer sem investir em equipamentos ou tecnologia adicionais.

Mas os tempos estão mudando. Os desafios – especialmente em torno da escassez de mão de obra e a luta para encontrar pessoas suficientes para manter as linhas de colaboradores – são mais difíceis do que nunca. E o Lean sozinho, em seu sentido convencional, só pode ir tão longe para quanto aumentar a capacidade e resolver o problema.

 

Hoje, existem novas tecnologias que digitalizam métodos Lean e melhoram a eficiência. Muitos fabricantes estão descobrindo que precisam automatizar para sobreviver e atender consistentemente à demanda dos clientes. E isso está mudando a visão da automação como um método de redução de custos para a automação como um investimento essencial no crescimento.

A boa notícia é que a automação pode e deve fazer parte de uma estratégia Lean de próxima geração.

Graças aos avanços no pensamento Lean e na tecnologia de automação, os dois conceitos não são mais mutuamente exclusivos. Com o surgimento da filosofia Lean 4.0, os métodos Lean estão aproveitando a tecnologia para se tornarem mais digitalizados e mais eficazes. Ao mesmo tempo, o Lean está cada vez mais vinculado a máquinas conectadas, dados de IIoT e – pelo menos em nossa opinião – habilitando tecnologias que permitem que você atue nesses dados.

A automação também é diferente hoje. Está se tornando cada vez mais acessível e prontamente disponível em doses pequenas. Isso significa que é possível implementar a automação de forma pragmática, ao mesmo tempo em que aprimora os processos que a cercam e apóiam, aumentando exponencialmente o valor do investimento: você não está apenas crescendo, está crescendo com menos desperdício e mais intenção estratégica, resolvendo os principais desafios de negócios no processo.

Tudo isso faz com que os líderes repensem sua abordagem à automação de maneiras que levarão a mudanças fundamentais na maneira como as instalações Lean de próxima geração operam.

3 maneiras de juntar Lean 4.0 e automação.

Quando você acredita no fato de que a automação pode e deve ser enxuta, as oportunidades começarão a aparecer rapidamente. Três das principais áreas em que regularmente ajudamos os clientes a se tornarem mais enxutos e automatizados são:

1. Operações e Processos. Máquinas conectadas são um princípio básico do Lean 4.0. Os dados e percepções de tecnologia operacional (OT) que eles fornecem podem apontar para máquinas que podem estar precisando de manutenção ou em risco de quebrar. E eles ajudam você a aprimorar as ineficiências diferenciadas e as raízes dos problemas de pequenas paradas que estão gerando um desperdício significativo em seus processos.

Existem várias soluções disponíveis hoje que podem ajudá-lo a acessar e usar os dados inestimáveis armazenados em suas máquinas. Por exemplo, trabalhamos com clientes que usam o software Dploy Solutions Factory Floor Connectivity para agregar dados de sistemas diferentes e garantir que as raízes dos problemas das falhas sejam facilmente identificadas. Eles podem então dar um passo adiante e usar as ferramentas para garantir que as contramedidas sejam implementadas e executadas com eficácia. Essencialmente, o software permite uma sequência digital Plan, Do, Check, Act (PDCA) que ajuda a eliminar o desperdício.

Muitas vezes, descobrimos que a automação pode ou deve fazer parte da solução de contramedidas. Como a automação está agora mais disponível em equipamentos ou tecnologias pequenas e flexíveis, as soluções podem ser adotadas e implementadas de maneira rápida e relativamente fácil para corrigir problemas específicos. Em outras palavras, as empresas não precisam (e geralmente não devem) investir na automatização de uma linha inteira de ponta a ponta. Em vez disso, eles podem colocar a automação onde há valor real a ser obtido e onde ela pode melhorar a qualidade e aumentar o rendimento e a capacidade das máquinas existentes, apoiando o crescimento da receita.

Por exemplo, trabalhamos com um fabricante que recentemente automatizou um processo de rebitagem que costumava ser feito manualmente com o operador segurando a caixa e a trava a ser rebitada, pressionando um botão, girando a unidade e repetindo todo o processo mais sete vezes. Agora, o operador simplesmente carrega uma máquina e todas as oito travas são rebitadas simultaneamente, permitindo que o trabalho seja concluído mais rapidamente e gerando um rendimento adicional.

Esses tipos de mudanças se desenvolvem ao longo do tempo, garantindo que todas as máquinas no chão de fábrica tenham o melhor desempenho possível. E quando cada máquina é capaz de produzir com mais qualidade, ela abre caminho para se tornar um negócio mais enxuto e menos intensivo em ativos.

2. Talento. Em alguns casos, a automação pode substituir completamente o trabalho sem valor agregado atualmente realizado por seres humanos, liberando essas pessoas para trabalhos geradores de receita. Eles podem começar a fazer mais coisas ou coisas novas em vez de movê-las, aumentando sua produção.

Um cliente introduziu recentemente um pequeno robô em uma linha de montagem especificamente para conectar um respiradouro a um gabinete. Os operadores continuam a trabalhar em ambos os lados do robô. No entanto, a pessoa que costumava anexar as aberturas agora está disponível para realizar um trabalho de valor agregado. Quando você pode eliminar tarefas tediosas e levar os humanos a esforços mais produtivos, isso geralmente melhora a satisfação e a segurança do trabalhador, além da produtividade.

Estabelecer uma força de trabalho conectada automatizando coisas como trabalho padrão digital, instruções de manutenção, ordens de serviço, desenhos, verificações e auditorias e quadros de desempenho também melhora a produtividade e a eficiência. As pessoas processam as informações e aprendem mais rapidamente, mantendo o foco no trabalho certo.

Considere o fato de que até 80% do que você ainda está fazendo em papel pode ser automatizado, e essa é uma quantidade significativa de tempo que você economiza ao mudar de documentos em papel para digitais. A mudança também libera seus treinadores – geralmente seus melhores profissionais – para que eles também possam manter o foco na produção.

3. Cadeia de Suprimentos. Assim como a escassez de talentos, as interrupções na cadeia de suprimentos são uma das principais causas das dores de cabeça dos fabricantes hoje e um problema que pode prejudicar seriamente a capacidade de produção e venda de sua empresa. Embora o Lean 4.0 e a automação não vão aumentar magicamente o volume de semicondutores ou outros materiais em falta, eles certamente podem ajudá-lo a responder à escassez de maneiras mais eficientes, produtivas e lucrativas.

Novamente, os dados desempenham um papel fundamental em uma cadeia de suprimentos conectada. Ao automatizar as formas de coleta, acesso e visualização de dados, você pode tomar decisões melhores, mais rapidamente e trabalhar para mitigar o impacto das restrições de fornecimento. Imagine uma torre de controle na cadeia de suprimentos que funciona muito como as torres de controle de tráfego aéreo que dão à FAA (Administração Federal de Aviação) uma visão de todos os aviões no céu. Quando você pode ver o status de cada pedido, de entrada e saída, e ver os atrasos nos portos à medida que eles se desenvolvem, você pode tomar decisões em tempo real que podem ajudar a garantir que seus produtos cheguem no prazo.

 

É claro que a automação pode e deve também desempenhar um papel de destaque no gerenciamento de armazéns e nos sistemas de gerenciamento de transporte, especialmente aqueles que estão continuamente levando a problemas de atendimento.

As tecnologias certas nessas áreas podem ajudar a eliminar qualquer desperdício enquanto aceleram o processo de colocação de mercadorias nas mãos de seus clientes.

 

A automação pode ser sua ferramenta Lean mais poderosa até agora.

Os desafios que os fabricantes enfrentam hoje são mais assustadores do que nos últimos tempos. Abordá-los de forma eficaz significa aproveitar todas as ferramentas disponíveis. Em alguns casos, isso requer uma mudança de paradigma e uma visão mais ampla de conceitos tradicionais como Lean e automação. Se você estiver disposto a dar o salto, continuando seu compromisso com o Lean e adotando uma abordagem Lean 4.0 de última geração, o que você ganhará em desempenho e produtividade valerá a mudança de mentalidade necessária para chegar lá.