Adote uma abordagem Lean para extrair valor real de negócios de suas máquinas conectadas.

Neste momento, as máquinas no chão de fábrica estão produzindo milhares e milhares de dados. Alguns desses dados guardam os segredos para seus problemas de desempenho e as chaves para ganhos de eficiência inexplorados. Graças à Indústria 4.0 e IIoT, agora é possível acessar facilmente esses dados, tanto quanto você quiser e quantas vezes quiser.

Mas, e depois?

Como um executivo de manufatura brincou em nossa recente Mesa Redonda Executiva de Operações, “A digitalização pela digitalização não ajuda em nada. Se os dados que entram nesse processo não são bons dados, você coloca lixo. Você tem que ser capaz de classificar os dados para o que é acionável e, em seguida, ter alguma maneira de implementar essas ações."

Excelente, nós dizemos! Não poderíamos concordar mais. E é por isso que estamos tão animados com o surgimento da filosofia Lean 4.0.

Uma abordagem Lean traz contexto e propósito aos seus dados IIoT.

Os dados do IIoT por si só podem e fornecem conhecimentos valiosos. Por exemplo, ele pode dizer se uma máquina está prestes a quebrar para que você possa tomar medidas para evitar o tempo de inatividade. Mas adicionar Lean ao mix leva-o a outro nível, permitindo que você melhore as capacidades de processo e o desempenho a longo prazo.

A chave para o Lean 4.0 é usar os dados especificamente para identificar as ineficiências e desperdícios escondidos dentro do funcionamento interno dos processos de fabricação e relacionados a variáveis como variâncias no tempo de ciclo e parâmetros de equipamento. Ao vincular os dados do IIoT diretamente aos KPIs como taxa de transferências, qualidade e custo por unidade, você pode quantificar o impacto comercial desse desperdício e em seguida, começar a lidar sistematicamente com os problemas e aperfeiçoar seus processos.

Para a maioria dos fabricantes, esse tipo de abordagem estratégica Lean 4.0 pode levar a ganhos de desempenho, qualidade e eficiência de até 25%, o que pode ter um impacto profundo tanto nas linhas superiores quanto nas inferiores.

"O problema é que muitos fabricantes estão apenas adicionando mais sensores. Eles estão se perdendo nos dados, e eles não estão gerando os resultados que eles esperam e desejam."

4 chaves para implantar IIoT corretamente.

Se você está procurando fazer do seu chão de fábrica conectado em um ativo de negócios verdadeiramente inestimável, a resposta não são mais sensores. Olhe além dos dados que você pode coletar e comece a pensar estrategicamente sobre o que você deve coletar e o que você vai fazer com esses dados, para impulsionar melhorias de desempenho a longo prazo.

Aqui está um roteiro que pode ajudá-lo a fazer a transição:

  1. Adote uma mentalidade Lean. Na opinião da TBM, o impulso por trás de qualquer iniciativa da Indústria 4.0 deve ser a melhoria do desempenho dos negócios. Muitas vezes, os dados OT são a chave para identificar as causas básicas dos problemas de qualidade, produção, entrega e custos que afetam seu negócio e o impedem de atingir suas metas de KPI. Ao se aproximar do IIoT como uma maneira de obter percepções que ajudem a remover áreas específicas de desperdício, você pode definir o cenário para levar ao próximo nível em sua organização.

  2. Não basta coletar os dados. Visualize-os dentro do contexto de métricas que importam. Os controladores lógicos programáveis (CLPs) estão coletando continuamente dados de parâmetros de suas máquinas. Ver esses dados em tempo real e em relação às métricas críticas de desempenho lhe dá informações necessárias para fazer os ajustes e alterações certas para o desempenho ideal.

    Um sistema de gerenciamento diário digitalizado, pode ajudar a habilitar essa visibilidade exibindo os dados em painéis e gráficos interativos para todos verem. Os membros da equipe e os tomadores de decisão saberão imediatamente onde os problemas existem e podem, em seguida, saberão lidar proativamente com questões para otimizar as operações.

  3. O software de fabricação digital Dploy Solutions Factory Floor Connectivity coloca em tempo real os dados e percepções de IIoT ao alcance de seus tomadores de decisão. 

  4. Faça conexões mais significativas através do poder das análises. Ver dados de IIoT dentro do contexto de seus KPIs é uma coisa. Chegar às causas básicas de erros e problemas é o próximo passo.

    Quando um poderoso mecanismo de análise é integrado na solução digital de gerenciamento diário, ele ajuda a identificar correlações significativas entre variáveis e configurações de equipamentos (como velocidade, temperatura, pressão, taxa de fluxo e espessura do material) e suas métricas críticas de desempenho operacional, incluindo rendimento, qualidade e produtividade. Você pode então determinar se, como e até que ponto as configurações do equipamento afetam seus resultados.
    Por exemplo, com o Dploy Solutions Business Analytics, você pode testar hipóteses e visualizar correlações entre diferentes métricas, pode identificar padrões, entender tendências e identificar causas básicas de problemas de desempenho. Assista ao vídeo de dois minutos abaixo para ver como funciona.


  5. Testar e implementar. Quando você conhece os problemas de desempenho que deseja resolver, e você tem os recursos de visualização e análise de dados que você precisa para entender correlações entre variáveis e resultados, a peça restante do quebra-cabeça é uma abordagem controlada ou metódica para identificar processos ideais.
    No momento, estamos ajudando um fabricante industrial de tecidos de alto desempenho a resolver um problema de variação de material que está causando perdas de várias centenas de milhares de dólares a cada mês. Através de uma abordagem de experimentos, coletamos e analisamos dados de máquinas críticas uma de cada vez. Essa abordagem sistemática é a chave para identificar os fatores de influência específicos que contribuem para os problemas de desempenho sem ficar sobrecarregado por muitos dados que possam ocultar as principais informações. O plano é continuar até que todas as áreas críticas do processo sejam exploradas e aperfeiçoadas, criando, em última análise, confiança de que o processo é o mais eficiente e eficaz possível com todos os resíduos eliminados na fonte.

Lembre-se, mais dados nem sempre são a resposta.

Como em qualquer tecnologia, só porque você pode colocar sensores IIoT em tudo não significa que você deve. Fazer a ponte do IIoT para uma abordagem Lean 4.0 verdadeira é fundamental para obter o valor real de sua jornada na Indústria 4.0. Embora possa parecer um processo mais lento e tedioso, muitas vezes nossos clientes acham que é a chave para obter melhores resultados de negócios mais rápidos e mais acessíveis, mantendo o foco no que realmente move a agulha para o negócio.