Libere até 20% mais melhorias e dê à sua empresa a vantagem de que ela precisa agora com o Lean 4.0.

Não é nenhum segredo que os fabricantes continuam lutando com interrupções na cadeia de suprimentos global e problemas de talento exacerbados por eventos globais recentes. Eles enfrentam escassez de tudo, desde matérias-primas até pessoas para realizar o trabalho, mesmo que a demanda reprimida esteja pressionando mais os cronogramas de produção. Como nunca antes, as empresas devem encontrar novas maneiras de fazer mais com menos.

Os fabricantes que são veteranos do Lean têm uma vantagem. Afinal, eles já têm foco na redução de desperdícios e eficiência e estão preparados para aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis. No entanto, muitas empresas sentem que já capturaram a maior parte das oportunidades de melhoria de desempenho no nível superficial e estão apenas obtendo ganhos incrementais com as atuais iniciativas Lean. Portanto, eles não estão necessariamente pensando em ficar mais magros como resposta para seus problemas atuais.

Este é um grande descuido. Com a evolução do Lean 4.0, agora é realmente o momento perfeito para se comprometer novamente com o Lean, de uma maneira maior e mais profunda, e explorar suas oportunidades de melhoria de desempenho ainda não descobertas como uma forma de enfrentar e compensar os maiores desafios que você está enfrentando agora.

Então, o que é Lean 4.0 afinal?

Em nosso artigo recente, Usando o Lean 4.0 para lidar com Oportunidades Ocultas de Melhoria de Desempenho, mergulhamos profundamente nesse tópico. Como uma palavra da moda relativamente mais recente, há algum debate sobre o que, exatamente, isso significa. Mas praticamente todos concordam que a Indústria 4.0 e os equipamentos conectados são centrais para a ideia.

A TBM, no entanto, vê a oportunidade do Lean 4.0 como muito maior do que os dados. Como todo o resto, olhamos para isso através das lentes da solução de problemas reais de negócios, como os problemas de talento e suprimentos que atualmente mantêm você acordado à noite. E embora os dados certamente desempenhem um papel na resolução desses desafios, esse é apenas um pilar da solução. Em outras palavras, os dados podem apontar na direção certa. Mas é o que você faz com os dados para resolver problemas que realmente importa.

Para esse fim, a visão TBM do Lean 4.0 engloba três áreas igualmente importantes:

  1. LEAN 100% INSTITUCIONALIZADO EM TODA A ORGANIZAÇÃO

Lean é uma jornada que nunca termina realmente. Não importa o quão enxuto você seja, sempre há oportunidades de fazer mais dentro dos processos em sua organização onde ainda há desperdício – ou onde ele está voltando.

Antes de começar a procurar oportunidades de melhoria de desempenho não descobertas ou ocultas, vale a pena fazer uma revisão para ver o que está disponível na superfície. Observe especialmente os processos Lean que podem ter se tornado frouxos durante a crise da COVID, como identificação da causa raiz, solução de problemas e trabalho padrão. Um pequeno ajuste nesses departamentos pode ajudar muito a tornar sua equipe muito mais produtiva.

  1. CASAR A CULTURA LEAN COM A INDÚSTRIA 4.0

Quando você estiver pronto para se aprofundar em novas oportunidades de melhoria de desempenho, é aí que os dados entram em jogo. Há resíduos escondidos em seus processos de fabricação, métodos de trabalho e parâmetros de equipamentos, e você precisa de dados para mostrar onde eles estão.

Quando combinados com análises, os dados da Indústria 4.0 provenientes de máquinas conectadas podem levar você à causa raiz das pequenas paradas, segundos perdidos e ineficiências diferenciadas que podem resultar em grandes ganhos de produtividade. Trabalhadores conectados e cadeias de suprimentos conectadas também ajudam, fornecendo informações sobre onde coisas como o trabalho padrão podem precisar de melhorias ou onde as interrupções na cadeia de suprimentos levarão a problemas futuros. Como um executivo de manufatura nos disse em nossa recente mesa redonda de operações, “S&OP [processos e dados] está nos ajudando a ver as más notícias melhor do que antes… e pelo menos vemos onde o trem vai descarrilar. Especialmente com os longos prazos de entrega quando você espera 12 meses, isso lhe dá a capacidade de reagir. É o para-brisa.”

  1. ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS AVANÇADAS PARA ENTENDER E ABORDAR ÁREAS DE OPORTUNIDADE DE MELHORIA NOS PROCESSOS DE NEGÓCIO

Quando você sabe onde estão os culpados, você pode determinar a melhor maneira de resolver os problemas. Muitas vezes, isso envolve tecnologia e automação. Como outro executivo em nossa mesa redonda brincou: “Em nossos armazéns e fábricas, chegamos à conclusão de que, no passado, a automação era uma oportunidade de redução de custos. Mas agora é um gerador de receita porque não temos pessoas para administrar as linhas. Então, onde podemos, estamos usando robótica e tecnologia mais avançada.”

Substituir o trabalho manual sem valor agregado pela tecnologia é uma maneira de lidar com a crise de emprego, ficar mais enxuto, aumentar a eficiência e melhorar a qualidade. Mas a tecnologia também pode tornar as pessoas que você tem a bordo mais eficientes. Os fabricantes estão aproveitando o trabalho padrão digital, robótica de estação de trabalho, análise avançada e IA para impulsionar o ensino da linha de montagem e expandir os conjuntos de habilidades, e está aumentando a produtividade da equipe, vinculando-se à cultura e à mentalidade enxutas.

A IA e o aprendizado de máquina também podem ser usados para otimizar as cadeias de suprimentos e ajudar a gerenciar redes complexas. Como um líder compartilhou conosco, sua empresa está trabalhando com um fornecedor líder de atendimento digital para ajudar a alavancar a IA e o aprendizado de máquina para gerenciar melhor mais de 50 fábricas e armazéns. Para manter os custos de transporte e armazenamento baixos, a organização investiu fortemente nos módulos de gerenciamento de armazém e controle de gerenciamento de transporte do fornecedor. “Antes tínhamos muito estoque, muito custo, e então tudo foi afetado pela COVID. Agora temos um controle melhor sobre a cadeia de suprimentos em geral. Estamos com cerca de 90% da implementação e foi muito bem-sucedido.”

Defina um ritmo Lean 4.0 que funcione para o seu negócio.

Embora estimemos que a maioria dos fabricantes tenha 20% a mais de oportunidades de melhoria para ganhar por meio de uma abordagem Lean 4.0, acreditamos que realizar esses ganhos requer uma abordagem pragmática de testado e pronto para implementação. Isso começa com a identificação de desafios que são mais críticos para o negócio, como atender a demanda de forma econômica e expectativas de qualidade com recursos limitados. Implemente uma abordagem Lean 4.0 aqui primeiro e você verá rapidamente como implantar processos Lean, reunir os dados certos e alavancar estrategicamente novas tecnologias, funcionam em menor escala para fazer uma grande diferença no desempenho dos negócios. Depois de provar o valor de seus passos iniciais, você pode passar para a próxima área com confiança.

Fique atento às próximas postagens em nossa série para saber mais como avançar em sua jornada Lean. Ou comece agora mesmo lendo nosso artigo Lean 4.0 para obter mais detalhes sobre as quatro fases de nossa abordagem pragmática recomendada.