Se não for um valor agregado, então seu pessoal não deveria estar fazendo isso.

No momento, todos estão sentindo a dor de não ter pessoas suficientes para fazer o trabalho. Embora existam fatores macroeconômicos em jogo que estão em grande parte fora do seu controle direto, você certamente pode otimizar as pessoas que você tem disponíveis. E adotar uma mentalidade Lean 4.0 é o primeiro passo. 

Você pode pensar, espere, espere, espere. Você ouviu falar sobre Lean 4.0. Mas o que isso tem a ver com as pessoas? Não é tudo sobre IIoT?

Sim. E não. 

As máquinas conectadas são certamente um componente central do Lean 4.0.  Mas na visão TBM, Lean 4.0 é maior que isso. Trata-se de minimizar todos os desperdícios e otimizar todos os recursos. E seu pessoal, especialmente agora, é um excelente lugar para começar, já que cerca de 20% do trabalho que estão fazendo atualmente não está gerando nenhum valor ou retorno para o seu negócio. Em outras palavras, é desperdício que você não pode pagar. 

Uma abordagem Lean 4.0 otimiza os recursos humanos de duas maneiras.

Na TBM, acreditamos que o Lean 4.0 deve ser aproveitado como uma ferramenta para resolver problemas significativos de negócios através do uso estratégico de dados, tecnologia avançada e automação. Quando se trata do problema da escassez de mão-de-obra, existem duas áreas principais onde uma abordagem Lean 4.0 pode causar um grande impacto.

  • Primeiro, libera as pessoas para um trabalho de maior valor através da automação de quaisquer tarefas sem valor agregado que estejam realizando atualmente. Quanto menos tempo as pessoas gastam movendo coisas pela fábrica, mais tempo eles podem gastar fazendo o produto que você pode vender, o que aumenta a margem incremental e causa um impacto muito maior no negócio do que a redução de custos sozinho jamais poderia.

  • Em segundo lugar, torna as pessoas mais produtivas mais rapidamente, automatizando qualquer coisa no papel que possa ser feita digitalmente. Cerca de 80% do trabalho baseado em papel que seu pessoal está fazendo atualmente, bem como qualquer trabalho que você está fazendo no papel para gerenciar seus recursos humanos, pode e deve ser digitalizado. Criar uma "força de trabalho conectada" através desse tipo de automação imediatamente, melhora significativamente a produtividade de cada membro de sua equipe, simplesmente porque leva muito menos tempo para encontrar e obter informações quando está em um formato digital.

Estabeleça as bases para um modelo de trabalho conectado e gerador de receita em cinco etapas. 

Para obter um modelo realmente otimizado, você precisa colocar a automação nos lugares certos.

Veja como mover a agulha:

  1. Identifique as tarefas sem valores agregados que são candidatas à automação. Empilhar contêineres e mover materiais em processo (WIP) pelo chão de fábrica são escolhas óbvias para automação, porque uma máquina pode fazê-los tão bem se não melhor do que uma pessoa. Mas não deixe de procurar outras partes do seu processo que você também pode automatizar. Se você conseguir acelerar até mesmo uma etapa em um processo, e permitir que as mesmas 10 pessoas produzam 200 unidades por turno em vez de 100, você altera significativamente o valor da sua força de trabalho, reduz o custo direto de mão-de-obra por unidade e dobra a margem de contribuição. Em muitos casos, a automação também ajuda a reduzir desperdício, aumenta o tempo de atividade dos equipamentos e reduz o tempo de troca. Os benefícios compõem, justificando ainda mais o investimento.

  2. Digitalize o trabalho padrão. Com seu pessoal alocado para as tarefas de maior valor na fábrica, agora é hora de atualizar suas habilidades o mais rápido possível. Se você estivesse aprendendo a fazer algo novo em casa, você provavelmente olharia para o You Tube. E isso é essencialmente o que o trabalho padrão digital é. Ele tira instruções de trabalho e desenhos do papel para formatos digitais que os funcionários podem ver e aprender de forma mais rápida e eficaz. Isso não é apenas mais eficiente; é mais agradável e gratificante para sua equipe, também. Pense onde estão as maiores fontes de frustração da sua equipe ou onde você está experimentando mais volume de negócios, e considere automatizar o trabalho padrão digital para esses trabalhos primeiro. Você também reduzirá a necessidade de usar seus colaboradores mais talentosos para fins de treinamento, o que pode aumentar ainda mais a produtividade.

  3. Digitalize auditorias e verificações de qualidade. Você pode levar o processo de aprendizagem e treinamento digital um passo adiante automatizando processos de controle de qualidade.  Primeiro, as empresas realizam auditorias diárias de segurança, condições de trabalho, instalação de equipamentos etc.  Existem hoje ferramentas para digitalizar essas auditorias criando a oportunidade de realizar análises e medir resultados.  O outro elemento é o uso de recursos automatizados de inspeção que avançaram significativamente ao longo dos anos.  A medição automatizada que utiliza para exigir um equipamento dedicado no laboratório qualidade pode ser substituída por equipamentos visuais e menores. 

  4. Automatize a gestão de recursos humanos. À medida que os fabricantes continuam a lutar contra a escassez de mão-de-obra, eles também encontram escassez de pessoal regularmente. Um sistema digital de gestão de talentos pode ajudar os supervisores a tomar decisões diárias rápidas e eficazes sobre onde melhor alocar os recursos que eles têm disponíveis. Vendo rapidamente quem tem tais habilidades torna muito mais rápido e fácil fazer as mudanças necessárias e colocar as pessoas nas melhores posições para realizar o trabalho mais crítico a cada turno.

  5. Acompanhe o desempenho em tempo real. Automatizar a gestão do KPI leva o conceito de uma força de trabalho conectada a outra dimensão. À medida que você introduz a automação em seus processos, seja para liberar as pessoas para um trabalho de maior valor ou para apoiar o treinamento e o fluxo de trabalho, colaboradores e gerentes podem ver o impacto nas métricas mais críticas do negócio em tempo real. Por exemplo, softwares de fabricação digital e ferramentas de gerenciamento de KPI, como o software de painel KPI da Dploy Solutions, tornam possível ver o desempenho por dia, turno ou até mesmo por hora e visualizar tendências de desempenho ao longo do tempo para ver como, e quanto a produtividade está melhorando. É claro que a equipe também pode ver erros e faltas iminentes e pode tomar medidas para corrigir problemas rapidamente, melhorando ainda mais o desempenho e a produtividade.  

Elimine os resíduos e otimize cada hora/homem.

Quando é difícil contratar mais pessoas, então você deve tirar mais proveito das pessoas que você tem. Aproveitar as táticas do Lean 4.0 para criar uma força de trabalho conectada pode ajudar. Quando as pessoas estão realizando eficientemente seu trabalho de maior valor com suporte estratégico da automação e outras tecnologias avançadas, é possível atingir suas metas de produção mesmo com uma equipe menor. E você ainda vai melhorar a experiência do colaborador e a satisfação de sua equipe no processo.