• Principais ações para gestores de recursos humanos e saúde, segurança e meio ambiente na preparação para a reabertura.
  • Lista de verificação do gestor de manutenção para reiniciar equipamentos críticos.
  • Dicas para gestores de operações para criar um processo de aumento realista e cronograma do volume de produção.

 

 

Mesmo que sua fábrica programe e gerencie com sucesso paralisações temporárias para os feriados, ou para trocas de linha, voltar online após essas paralisações não planejadas ordenadas pelo governo, serão um tipo diferente de desafio. Vai ser muito mais complicado do que dar uma palestra para a sua equipe, apertando um botão e voltando ao normal, tão sedutor quanto parece esse cenário.

Um reinício bem-sucedido exigirá que todos os departamentos trabalhem juntos, aceite um nível mais alto de incerteza e esteja pronto para fazer os ajustes necessários. As informações coletadas para a tomada de decisões estarão em constante evolução, o que torna as conversas e atualizações frequentes entre as equipes mais críticas.

O que você mais precisa agora são gestores eficazes em todas as funções de negócios - demanda, suprimentos, operações, manutenção e capital humano - que pode trabalhar de forma rápida e colaborativa para avaliar a situação atual e determinar como todas as peças do quebra-cabeça se encaixam. Em uma situação de crise, você pode se surpreender com algumas das pessoas que aceitam o desafio.

Aqui estão algumas etapas principais que cada área funcional da sua empresa pode realizar para pintar o quadro e coloque suas plantas em segurança e funcionando:

 

Recursos humanos, saúde, segurança e meio ambiente

Antes que as pessoas possam voltar ao trabalho com segurança, novos processos de distanciamento social precisarão ser colocados em prática e claramente comunicados a todos. Seus profissionais de saúde, segurança e meio ambiente, e recursos humanos podem ajudar a:

  • Estabelecer, comunicar e implementar novas políticas de saúde e segurança. Isso é óbvio, mas novos procedimentos serão necessários para atender às diretrizes locais e estaduais emergentes, junto com quaisquer novos requisitos da segurança do trabalho (OSHA nos EUA). Isso incluirá exames de saúde nas entradas das instalações, uso de máscara e luva, limpeza para espaços de trabalho e áreas de descanso, e distanciamento social do na sala de descanso. As regras de absenteísmo também podem precisar ser atualizadas para manter qualquer pessoa que adoeça em casa e apoiar a saúde de todos os funcionários
  • Realizar uma caminhada de segurança para se certificar de que os locais de trabalho estão prontos. Coloque marcas e fitas ao redor da planta para mostrar como é a distância social de 1,80 m. Certificar-se de que os EPIs estão limpos e prontamente disponível. Verifique novamente os extintores de incêndio, as estações de lavagem dos olhos e as barreiras de segurança.
  • Preparar-se para ajudar os funcionários a se adaptarem ao retorno ao trabalho. Muitas pessoas estão ausentes há mais de um mês. Eles precisarão de tempo para se ajustar às novas rotinas do dia de trabalho. Ajudar os funcionários a se tornarem produtivos no novo ambiente levará algum tempo, encontre maneiras de acelerar e apoiar o processo.

Equipe de manutenção

 

A facilidade de reinicialização de uma fábrica dependerá em grande parte do cuidado com que foi desligada. Antes de ligar a chave em qualquer equipamento, sua equipe de manutenção precisará avaliar minuciosamente seu status. Procedimentos de inicialização defeituosos após o desligamento estão sendo responsabilizados por um vazamento de gás em uma fábrica de plásticos na Índia, que matou 11 pessoas em aldeias vizinhas.

Para garantir que seu equipamento esteja pronto para uso, a equipe de manutenção deve:

 

  • Criar uma lista de verificação de inicialização do equipamento e certificar-se de que os técnicos tenham as ferramentas de que precisam, incluindo câmeras infravermelhas e outras ferramentas de manutenção preditiva.
  • Examinar cuidadosamente todas as áreas de trabalho e equipamentos para identificar anormalidades que devem ser tratadas antes da inicialização, como vazamentos, parafusos quebrados ou faltantes, ou correias, correntes ou protetores com defeito.
  • Revisar seu histórico de trabalho no seu sistema computadorizado de gerenciamento de manutenção (CMMS) e histórico de manutenção preventiva. Priorize qualquer tarefa de manutenção atrasada e coloque os sistemas de segurança e o equipamentos da fábrica no topo da lista.
  • Avaliar o estoque de itens para manutenção, reparo e operação (MRO) e faça um plano de estoque de peças sobressalentes e EPIs. Você pode precisar de reparos na inicialização, portanto, ter peças sobressalentes é crucial. Fique ciente de que os fornecedores podem não ser capazes de atender a demanda imediatamente (especialmente para EPIs), portanto, certifique-se de identificar quaisquer atrasos em potencial na obtenção do que você precisará e leve em consideração no seu plano inicial

Gestores de operações e produção

Os gestores de chão de fábrica precisam estar preparados para operar em um modelo de fabricação sob encomenda pelo menos por um curto prazo até a demanda e oferta tornem-se consistentes. Isso pode demorar um pouco. Agora é a hora da equipe de operações:

  • Crie um cronograma de aumento de volume realista e use-o para começar a mapear que porcentagem da equipe precisa voltar ao trabalho e quando.
  • Trate a reinicialização como se fosse o lançamento de um novo produto e planeje aumentos graduais diários que são mais fáceis de supervisionar e gerenciar. Criar metas de hora em hora com base na demanda real.
  • Mantenha em mente o distanciamento social e as práticas de segurança e considere a criação de novos turnos, horários e processos que podem ajudar a limitar o número de pessoas no mesmo espaço ao mesmo tempo.
  • Implemente processos de controle de qualidade. Você não pode presumir que os funcionários vão começar do ponto de vista da qualidade, então, adote medidas, como planos de amostragem, para verificar novamente até que todos tenham tempo de voltar aos trilhos.

Quando a fábrica for reiniciada, você terá problemas relacionados a produção e segurança. Rever os processos eficazes de resolução de problemas e contramedidas será essencial, e pode ser uma ótima maneira de reintroduzir todos na vida profissional.

E quanto a outras áreas funcionais?

Baixe nosso artigo “Reiniciando operações: O Que Os Gestores Em Cada Departamento Precisam Fazer Primeiro”, para saber mais sobre as etapas importantes que seus recursos voltados para o cliente, suprimentos e abastecimento, montar um quadro da situação atual e colocar sua organização de volta em funcionamento. O artigo inclui uma lista de verificação detalhada para cada área funcional.

Você também pode visitar o Centro de Recursos TBM para a COVID para os fabricantes, para obter mais informações sobre como responder e se preparar para as implicações de longo prazo da COVID-19.