Quando os desafios da cadeia de suprimentos parecem insuperáveis, o Lean 4.0 pode abrir as portas para novas soluções.

"A cadeia de suprimentos é um desastre." Estas palavras, expressas por um executivo de manufatura durante uma chamada preparatória para uma recente Mesa Redonda Executiva de Operações, resumem os sentimentos atuais de muitos líderes empresariais. Alguns estão prestes a desistir. Mas, mesmo que os sucessos continuem acontecendo, há coisas que você pode fazer para aliviar a dor e ganhar maior visibilidade e percepção sobre o que está acontecendo, tanto no lado de entrada quanto no de saída na sua cadeia de suprimentos.

Como um líder disse, mesmo que a notícia seja ruim, vê-la mais cedo e com mais clareza faz uma grande diferença. Habilitar essa linha de visão requer os dados e tecnologia certos. Também é preciso a mentalidade certa.

Uma abordagem Lean 4.0, quando aplicada aos desafios atuais na cadeia de suprimentos, pode ajudá-lo a superar o impasse e tomar medidas que melhorarão sua capacidade de operar eficientemente hoje e no futuro.

Uma cadeia de suprimentos Lean 4.0 é uma cadeia de suprimentos conectada.

Lean 4.0 é uma das mais novas palavras da moda na indústria, e quando as pessoas a ouvem, automaticamente pensam em máquinas conectadas. Na visão do TBM, o Lean 4.0 significa conectar tudo, incluindo sua cadeia de suprimentos.

Assim como você colocaria sensores em máquinas para extrair dados de desempenho, você pode colocar sensores em caixas de transporte para coletar informações sobre onde elas estão no mundo. No entanto, isso é apenas uma parte de uma equação muito maior. Lean 4.0 se concentra em obter uma visão holística de tudo que afeta a disponibilidade, custo e fluxo de materiais e produtos acabados, além de usar dados acionáveis e tecnologias avançadas para tomar as melhores decisões possíveis, reduzir prazos, custos e no final, melhorar o desempenho dos negócios.

Cinco maneiras de colocar essa filosofia em suas operações de cadeia de suprimentos para gerar resultados rápidos.

  1. Envolva proativamente seus fornecedores. Não se trata apenas de telefonemas diários para saber o status de um pedido, apenas para ouvir a mesma notícia de que seus fornecedores estão de mãos atadas, e que você receberá o mais rápido possível. Trata-se de aprofundar a conversa e trabalhar com fornecedores para explorar novas opções ou soluções sobre materiais e preços. Quando você inicia essa colaboração e mostra vontade de falar sobre o que pode ser feito ao contrário do que não pode, você pode se surpreender com os resultados.

    Um cliente, em uma recente discussão da mesa redonda executiva de operações da TBM, cansado de operar no modo de sobrevivência, fez um esforço para se envolver proativamente com todos os fornecedores, independentemente de estarem enfrentando problemas ou não. "Mesmo que algo não esteja quebrado, continuamos a entrar em contato com os principais fornecedores para garantir que eles permaneçam tranquilos. Pensamos que, devido a tudo estar tão apertado, estaríamos falando com muitas pessoas. Mas, na verdade, estamos obtendo um bom envolvimento de fornecedores atuais e potenciais que não esperávamos." < br/>< br/> Se houver um momento para pensar fora da caixa e tentar coisas novas, o melhor momento é esse. No mínimo, abrir os canais de comunicação pode levar a percepções e informações adicionais além de apenas saber que seu pedido ainda está atrasado.

  2. Entenda melhor seus gastos. Eficiência e redução de custos são fundamentais para qualquer abordagem enxuta, e o Lean 4.0 não é exceção. Para identificar oportunidades de economia, primeiro você precisa saber onde está gastando, tanto por fornecedor quanto por região geográfica. Realizar esse tipo de análise pode mostrar problemas que você pode resolver imediatamente

    Por exemplo, você pode ter itens semelhantes com números de peças diferentes, como parafusos, cavilhas ou outros componentes comuns. Ou talvez você esteja usando vários fornecedores para o mesmo item. Se este for o caso, você pode estar perdendo oportunidades de alavancar volume e despesas para obter tratamento e preços preferenciais e potencialmente receber seus materiais mais cedo a um custo menor. Dado que algumas organizações estão enfrentando aumentos de até 500% nos custos de envio, vale a pena procurar oportunidades de consolidação que possam ajudá-lo a economizar onde puder.

    Por outro lado, se você está trabalhando com apenas um fornecedor para uma parte específica, e essa parte é um gargalo, então você pode precisar procurar fornecedores adicionais para ajudar a atender a essa necessidade. Vários clientes da nossa mesa redonda expressaram que, neste momento, estão muito mais dispostos a olhar e aceitar fontes alternativas para componentes como microchips que têm sido particularmente difíceis de encontrar. Eles também estão mais dispostos a revisar e aprovar rapidamente projetos alternativos que trabalham em torno de componentes restritos, especialmente para peças de alto risco ou críticas.

    Embora substitutos e substituição possam ter sido recebidos com resistência no passado, os tempos mudaram. Os clientes estão aceitando mais facilmente o plano B se isso significa que eles podem obter o que precisam para manter suas próprias operações em movimento.

    De qualquer forma, investir em uma análise de gastos ajudará você a entender os verdadeiros custos agora e pode abrir a porta para possibilidades que você não considerou no passado. Muitos fabricantes nos dizem que estão analisando a possibilidade de peças por via aérea para ajudar a evitar atrasos nos portos e aumento dos custos de frete.

    Uma análise de gastos pode dizer se tal opção faz sentido ou se há outros caminhos econômicos que você não explorou. Recentemente trabalhamos com um cliente para analisar seus gastos indiretos (ou seja, despesas não relacionadas a partes críticas.) Identificamos diversas oportunidades, incluindo considerar de forma mais agressiva, fornecedores alternativos, oferecer incentivos mais significativos aos fornecedores, consolidar fornecedores sempre que possível e aproveitar totalmente as técnicas de gestão da categoria. Com essas estratégias e táticas, o cliente está posicionado para aproveitar ao máximo as oportunidades de redução de custos nos mercados de suprimentos.

  3. Aproveite bons dados e as ferramentas que possam ajudá-lo a interpretá-los. Os dados de gastos são apenas a ponta do iceberg quando se trata de informações disponíveis relacionadas à sua cadeia de suprimentos. Não há escassez de dados que possam dizer onde seus materiais estão na cadeia de suprimentos, até o nível SKU. E você pode acessar informações sobre atrasos acontecendo em todos os principais portos. Embora os executivos concordem que a tomada de decisão eficaz na cadeia de suprimentos é tão boa quanto os dados que os influenciam, os desafios geralmente se concentram em acessar esses dados, analisá-los corretamente e obtê-los em um formato que você pode usar.

    É aqui que uma boa torre de controle na cadeia de suprimentos é inestimável. Tal solução dá uma visão singular de todos os seus dados relacionados à remessa em tempo real. Ele permite que você veja com antecedência quando e onde os problemas podem surgir e permite que você responda em tempo hábil e tome decisões que possam ajudar a evitar atrasos.

    Embora a maioria dos fabricantes de médio porte não tenha uma torre de controle na cadeia de suprimentos totalmente integrada, muitos têm elementos dessa solução já em vigor, como uma maneira de obter alertas de fornecedores e empresas de transporte. Pegar esses dados e combinar com recursos de análise e visualização pode ser uma etapa relativamente fácil quando você aproveita as soluções digitais de softwares de manufatura existentes. Por exemplo, com  Dploy Solutions, você pode criar rapidamente painéis que permitem visualizar e gerenciar KPIs críticos na cadeia de suprimentos, tudo em um só lugar, permitindo que você identifique, investigue e responda rapidamente a atrasos e problemas.

  4. Aproveite tecnologias avançadas como IA/aprendizado de máquina. Mesmo com a torre de controle na cadeia de suprimentos mais básica no lugar, é possível configurar seus sistemas para acionar a resposta automática aos dados que ajudarão a garantir os melhores resultados possíveis em qualquer cenário. Isso é especialmente útil para organizações que possuem cadeias de suprimentos muito complexas.

    Por exemplo, outro participante da nossa mesa redonda compartilhou como sua empresa está mantendo os custos de transporte e armazenagem baixos, aproveitando os módulos de gerenciamento de armazéns e controle de gerenciamento de transporte de um provedor de serviços de logística digital. A empresa recebe informações em tempo real sobre a localização do estoque na cadeia de suprimentos, incluindo alertas para momentos críticos, como carregamento de remessas. "Antes tínhamos muito estoque, muito custo, e então tudo foi afetado pela COVID. Agora temos uma melhor gestão na cadeia de suprimentos em geral.”

  5. Gerencie e conecte sua cadeia de suprimentos a longo prazo. O processo e a disciplina da S&OP permanecem especialmente críticos, pois os fabricantes continuam a lidar com a demanda flutuante complicada pelas restrições na cadeia de suprimentos e, em muitos casos, à escassez de mão-de-obra também. Mais uma vez, esse processo conta com dados e análises em tempo real de qualidade para ajudá-lo a gerenciar e alocar recursos críticos de forma eficiente para atender à demanda do cliente da maneira mais lucrativa para o seu negócio a longo prazo. Nas palavras de um participante da nossa mesa redonda: "Especialmente com os longos prazos de entrega quando você espera 12 meses, ele lhe dá a capacidade de reagir. É o para-brisa que nos dá melhor visibilidade."

Quando você vê o quadro todo, você pode detectar as soluções e não apenas os obstáculos.

O Lean 4.0 não pode resolver todos os problemas na cadeia de suprimentos que os fabricantes estão enfrentando agora. Mas ele pode tornar mais fácil ver todas as suas opções e tomar as melhores decisões que impactam a disponibilidade, custo e fluxo de materiais e produtos acabados. Em um momento em que as organizações precisam de todas as vantagens que podem obter, o aproveitar de dados e tecnologia ajudará você a responder melhor aos desafios atuais, ao mesmo tempo em que orienta as decisões de longo prazo para reestruturar a cadeia de suprimentos para uma eficiência ideal.