A excelência operacional é uma abordagem estratégica que busca a melhoria contínua em todos os aspectos de uma organização para alcançar um desempenho superior.

Atingir a excelência operacional permite que as empresas sejam mais competitivas, eficientes e lucrativas. Neste blog, apresentaremos cinco passos para alcançar a excelência operacional no seu negócio e obter o máximo desempenho.

Estabelecimento de objetivos claros e mensuráveis.

Pode parecer óbvio e é comum que, embora muitas empresas tenham uma ideia abstrata de para onde querem ir, na realidade seus objetivos não são concretizados. 

Para começar o caminho, você deve definir adequadamente suas metas e objetivos organizacionais. O que é, exatamente, que você quer alcançar como empresa? Quais são os objetivos que deseja atingir? Lembre-se de que as metas devem ser claras e mensuráveis e estabeleça prazos para alcançá-las. Caso contrário, você não terá como saber, de maneira eficaz, se as alcançou. Para esse fim, desenvolva Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Estes indicadores fornecerão o momento claro para quando alcançar um marco significativo, um passo a mais em direção aos seus objetivos, e esses indicadores ajudarão a quantificar suas conquistas e a medir o quanto já avançou e o que ainda falta percorrer.

Não esqueça que sua organização é uma entidade orgânica e, para que funcione adequadamente, todos os seus níveis precisam conhecer as linhas de ação, os indicadores e objetivos. Eles devem adotá-los e, assim, alinhar-se para alcançar os objetivos da organização. Uma política de comunicação adequada em todos os níveis alcançará este alinhamento.

 

5 passos para alcançar o máximo desempenho no seu negócio

1. Comprometimento e liderança da direção.

A direção, com uma visão clara e um planejamento estratégico bem elaborado, deve agora guiar o restante da organização pelo caminho traçado. A criação de uma cultura de melhoria contínua é essencial para dar os passos corretos e mantê-los ao longo do tempo. A melhoria contínua baseia-se na constância, em pequenos processos, mas, acima de tudo, na convicção dos atores envolvidos. Aqui, o "sempre fizemos assim" simplesmente é um inimigo que não se vence pela força. O alinhamento vem da convicção, e a convicção vem da cultura. Para alcançar essa cultura, é necessário fomentar a participação e responsabilidade dos funcionários, promover a colaboração e o trabalho em equipe. As diferentes áreas da sua organização trabalharão para alcançar metas comuns, convencidas do que fazem e para onde caminham. Isso é alinhamento. Saber por que e acreditar em seus processos, para desenvolvê-los de maneira natural e constante, é a base da cultura de melhoria contínua.

2. Implementação de sistemas de gestão da qualidade.

Agora, deve-se determinar o como. A seleção e adaptação de metodologias de melhoria contínua (Lean, Six Sigma, Kaizen, etc.) permitirá ter a melhor ferramenta para as necessidades específicas do seu negócio, estabelecer processos e procedimentos padronizados, bem como monitorar e controlar a qualidade em todas as etapas da cadeia de valor. Um diagnóstico adequado, assim como o conhecimento das ferramentas e a capacidade técnica para adaptá-las às suas necessidades, representam a diferença que o conduzirá ao sucesso. Otimização de processos e eliminação de desperdícios. As ferramentas corretas, devidamente adaptadas às suas necessidades, permitirão a identificação e eliminação de atividades que não geram valor, otimizando seus processos e sua empresa. Com a ajuda dessas ferramentas, reduzirá tempos de espera, inventários e defeitos, podendo identificar e aplicar a automação e digitalização de processos manuais e repetitivos. Lembre-se de que nem sempre os erros mais custosos são os catastróficos, mas sim aqueles pequenos detalhes que reduzem a produtividade, que aumentam os tempos mortos e os custos associados. O objetivo desta otimização é eliminar esses inimigos, que se escondem de todos.

3. Desenvolvimento e capacitação do pessoal.

Não esqueça que, sem o alinhamento do seu pessoal em todos os níveis organizacionais, nenhuma ferramenta, por mais poderosa que seja, terá o efeito desejado. Não basta estarem convencidos, eles devem possuir as habilidades e competências necessárias para o sucesso organizacional. Identifique essas habilidades e reconheça nos seus colaboradores as forças necessárias. Implemente programas de formação e desenvolvimento. Não se pode fazer o que nunca se aprendeu. A formação contínua, a retroalimentação e um sistema de avaliação adequado são todas partes do desenvolvimento.

4. Monitoramento e medição do desempenho.

Já falamos dos indicadores e que eles devem ser mensuráveis para poder determinar e ajustar as metas da sua organização. A importância deste fator torna necessário o estabelecimento de um sistema de medição e acompanhamento de KPIs que permita monitorar de maneira confiável o desempenho através dos indicadores. Avaliar e comparar este rendimento com os objetivos e padrões da indústria lhe dará, além disso, uma perspectiva única e necessária. E analisar essa informação e gerar os relatórios pertinentes serão sua principal ferramenta para a tomada de decisões baseadas em dados.

5. Inovação e adaptabilidade.

Como o nome indica, a melhoria contínua é um processo dinâmico e sem fim. Sempre existem possibilidades, não só de manter, mas de aprimorar, de tornar mais eficiente, de evolver. Fomente um ambiente que promova a inovação e o aprendizado na sua organização, revise, conheça, desenvolva e adote novas tecnologias e soluções para melhorar a eficiência e a competitividade; adapte sua organização às mudanças no ambiente empresarial e nas demandas do mercado. O mercado muda, avança, melhora. Não fique para trás, seja, a vanguarda da sua indústria!


A excelência operacional é um objetivo acessível que pode elevar o seu negócio a novos patamares de desempenho e sucesso. Ao seguir estes cinco passos e focar na melhoria contínua, as organizações podem otimizar seus processos, reduzir custos, aumentar a qualidade e a satisfação do cliente, e promover uma cultura de inovação e adaptabilidade. Ao adotar a excelência operacional como parte integrante da estratégia empresarial, as empresas podem se posicionar para enfrentar os desafios do mercado e manter uma vantagem competitiva sustentável a longo prazo.

Nossos especialistas estão disponíveis a todo momento para responder às suas perguntas. Entre em contato conosco.