Pode ser que você já tenha aprimorado seu desempenho operacional, até mesmo padronizado seus processos, reduzido custos, melhorado a qualidade ou implementado uma nova técnica ”lean” e até recebido elogios sobre suas melhorias. No entanto, o trabalho árduo começa realmente quando você termina de fazer uma melhoria.

Se o seu negócio é como a média dos demais negócios, você saberá por experiência que manter ganhos a longo prazo é um desafio. Mesmo empresas que começam com as melhores intenções muitas vezes veem seus resultados diminuírem com o tempo. 

Pesquisas recentes do Centro Nacional para o Mercado Médio e do Dr. Peter Ward, professor de gestão operacional na Fisher College of Business da Ohio State University, confirmam que o problema é comum: mais de dois terços das empresas médias (com receitas anuais entre US$ 10 milhões e US$ 1 bilhão) e três quartos das grandes empresas lutam para manter as melhorias que fazem.

Isso, claro, apresenta um problema sério. As empresas podem tornar-se incapazes de alcançar suas metas de rentabilidade e crescimento nos próximos anos, se não mantiverem as melhorias operacionais.

 

5 situações que podem dificultar a obtenção das melhorias operacionais

Uma maneira de evitar que as melhorias operacionais se esgotem é entender exatamente o que pode perturbá-las. Alguns dos culpados comuns descritos como os "5 situações que podem dificultar a obtenção das melhorias operacionais" são descritos abaixo. Conheça-os e aprenda como evitar que as melhorias operacionais desmoronem. Vamos a eles:

1. Rotatividade de pessoal. Os projetos de melhoria muitas vezes podem seguir o caminho de seus líderes. Se a pessoa que liderou o projeto se move na organização, a iniciativa pode perder força sem o seu capitão no comando. Embora alguma rotatividade seja inevitável, criar uma cultura onde todos entendam e contribuam para a melhoria contínua pode ajudar a evitar que os projetos desmoronem, independentemente de quem está atualmente no comando.

2. Habilidades insuficientes para resolver problemas. Mesmo se uma iniciativa funcionar bem de início, eventualmente surgirão problemas que podem estagnar o progresso. Sem um sistema que permita às pessoas de todos os níveis identificar problemas e suas causas, os processos de melhoria que implementam podem acabar sendo mais um obstáculo do que uma ajuda. No final das contas, as pessoas encontrarão maneiras de contornar o processo ou parar de usá-lo completamente.

3. Dados fragmentados. Os dados corretos, entregues às pessoas ou ao sistema correto, no momento certo, são a chave para manter as melhorias. As pessoas precisam ver e entender o valor adicionado do que estão fazendo. Dados que medem o desempenho fornecem a prova contínua de que o processo está funcionando. Igualmente importante é que as operações precisam de dados oportunos, utilizáveis e acionáveis para mostrar quando e onde as coisas não estão indo conforme planejado. Em outras palavras, se um problema surgir, sua organização precisa de informações coerentes e precisas para que possa agir imediatamente para resolver o problema e garantir que as melhorias no processo continuem a produzir resultados conforme planejado.

4. Pouca visibilidade e responsabilidade. Alcançar a excelência operacional só é possível quando todos desempenham seu papel definido. Sem uma linha de visão clara do que está acontecendo no negócio e onde, é desafiador para as organizações entenderem onde precisam focar os recursos ou fazer mudanças para manter as melhorias de processo funcionando sem problemas.

5. Mentalidade de uma única vez. As equipes de liderança muitas vezes falham em captar completamente a parte "contínua" da melhoria contínua. Como os resultados de desempenho residem em condições variáveis e dinâmicas, o trabalho de melhoria nunca é realmente concluído. As empresas precisam persistir com um desejo genuíno de buscar continuamente maneiras de aprimorar os processos e seguir melhorando suas operações.

Um sistema formal que o ajude a manter suas melhorias operacionais no caminho certo

Na TBM, desenvolvemos um sistema formal, o Sistema de Gestão TBM, junto com um conjunto de ferramentas de excelência operacional da “Dploy Solutions”, que fornecem uma solução estruturada para manter a excelência operacional, oferecendo às organizações o caminho a seguir, aderência aos processos, habilidades e a tecnologia que precisam para realizar melhorias e mantê-las a longo prazo.

Novo “eGuide” mostra como o sistema de gestão da TBM pode ajudá-lo a manter os ganhos

Nosso mais recente guia eletrônico explora as pesquisas sobre como manter as melhorias operacionais e descreve como o Sistema de Gestão TBM pode ajudar sua empresa a adotar essas recomendações. Para saber como você pode aproveitar a excelência operacional para impulsionar um crescimento sustentável e rentável.