4 subsistemas operacionais que são chave para o desempenho progressista

 

De acordo com a pesquisa conduzida pelo Centro Nacional para o Mercado Médio e pelo Dr. Peter Ward, professor de gestão operacional na Fisher College of Business da Universidade Estadual de Ohio, a maioria das empresas de médio e grande porte tem dificuldades para manter melhorias operacionais a longo prazo. As razões podem variar desde a mudança de liderança até a incapacidade de acessar e utilizar dados de desempenho. (Leia este post para mais informações sobre problemas específicos que podem descarrilar as melhorias operacionais). Mas, independentemente do problema, a incapacidade de manter os ganhos torna-se um grande desafio para atingir as metas de rentabilidade e crescimento.

Então, o que deve fazer um fabricante? O relatório de pesquisa do Centro recomenda dividir as operações em quatro subsistemas: o subsistema estratégico, o subsistema de gestão diária, o subsistema de solução de problemas e o subsistema de desenvolvimento de pessoas. Ao melhorar cada um desses subsistemas de forma individual e em conjunto, o Centro afirma que as organizações estarão em uma posição muito melhor para manter os ganhos operacionais.

Na TBM, não poderíamos concordar mais. Na verdade, o Sistema de Gestão da TBM, que é um sistema formalizado, funcional e comprovado para a melhoria operacional, fornece às empresas processos, métodos e ferramentas que podem ser usados para impulsionar melhorias específicas em cada um dos subsistemas identificados pelo Centro.

Segue uma visão geral dos quatro subsistemas do Centro e como o Sistema de Gestão da TBM pode ajudar as empresas a abordar cada um deles:

 

Subsistema 1: Subsistema estratégico

A pesquisa do Centro mostra que a maioria das empresas tem dificuldades para traduzir sua visão estratégica de forma que seja identificável e compreensível para as pessoas nas operações. Às vezes, os líderes e os funcionários não conhecem o quadro geral, muito menos como seus papéis se relacionam com ele. E isso pode impedir significativamente a capacidade de uma empresa de executar projetos e tomar decisões que promovam a missão da organização.

O Sistema de Gestão da TBM ajuda a resolver esse problema traduzindo a visão estratégica e os objetivos anuais em planos executáveis com entregáveis diários alcançáveis. O sistema de gestão é projetado especificamente para ajudá-lo a conectar a estratégia global com metas e objetivos diários e alinhar líderes e funcionários em toda a empresa em torno dos mesmos esforços. Essencialmente, ajuda a focar toda a sua organização em um conjunto comum de medidas críticas para o negócio, para que todos saibam que trabalho fazer e o que medir, para se manterem focados e alcançar objetivos estratégicos.

 

Subsistema 2: Sistema de Gestão Diária

A pesquisa conduzida pelo Centro revela uma falha generalizada por parte de muitas empresas em utilizar os elementos fundamentais de um sistema de gestão diária eficaz. As empresas carecem de controles visuais, uma estrutura de prestação de contas e um trabalho padrão de líderes que é necessário para se manter atualizado e alcançar os objetivos diários, que são a chave para atingir os objetivos anuais.

O sistema de gestão da TBM facilita para as empresas a implementação desses elementos de gestão diária. Eles garantem a aderência e cumprimento aos processos necessários para estabelecer e cumprir metas, medir o progresso, identificar falhas e corrigir o curso em tempo real como parte da rotina diária. As empresas adquirem o hábito de cumprir ou superar as metas diárias que estão diretamente vinculadas aos planos operacionais anuais e às iniciativas de nível superior.

 

Subsistema 3: Subsistema de Solução de Problemas

Tipicamente, o que faz ou quebra o sucesso de uma empresa não é tanto um problema em si, mas como a empresa responde a esse problema. Contudo, o relatório do Centro mostra que poucas empresas possuem um sistema completo para resolução de problemas: apenas uma em cada cinco empresas concorda plenamente que possui um método sistemático para tratar dos problemas.

A disciplina de solução de problemas é fundamental para o sistema de gestão da TBM. Ao tornar os problemas visíveis imediatamente e ao fornecer ao pessoal operacional ferramentas em todos os níveis para implementar soluções rapidamente, enquanto busca e corrige as causas fundamentais, o Sistema de Gestão da TBM ajuda a estabelecer uma poderosa cultura de solucionadores de problemas motivados. Assim, a sua empresa saberá como manter as melhorias operacionais, não importando o que se interponha no caminho.

 

Subsistema 4: Subsistema de Desenvolvimento de Pessoas

As melhores ferramentas, tecnologias e sistemas são tão bons quanto as pessoas que os utilizam. E com frequência, os líderes carecem de habilidades para maximizar as contribuições de cada membro da equipe. Capacitar os gerentes para serem coaches e mentores eficazes é a chave para o verdadeiro empoderamento dos funcionários, mobilizando toda a força de trabalho e melhorando a prestação de contas em todos os níveis. No entanto, a pesquisa do Centro mostra que apenas 11% das empresas médias e 14% das grandes empresas concordam totalmente que todos os líderes de sua organização recebem treinamento sobre como orientar.

O sistema de gestão da TBM oferece aos gerentes novas maneiras de treinar e desenvolver associados. Ele ajuda a capacitar os líderes para assumirem a liderança e promoverem um ambiente em que todos estejam plenamente comprometidos com a solução de problemas, a realização de melhorias contínuas e o impulso de uma organização em direção aos seus objetivos estratégicos.

O sistema de gestão da TBM pode ajudar as empresas a colocar em prática as recomendações do Centro para impulsionar um crescimento sustentável e lucrativo.

Para obter mais informações sobre o que é a pesquisa e como funciona, o Sistema de Gestão da TBM, agende uma consulta gratuita com um especialista do TBM Consulting Group.