Ferramentas Lean, o segredo para construir sem desperdícios ou atrasos

A indústria da construção é a maior do mundo. De fato, seu comportamento é um indicador importante das condições econômicas de um país. Este setor desempenha um papel importante em todo o mundo, pois fornece bens essenciais para a funcionamento do cotidiano. Desde a infraestrutura básica, como pontes, estradas, portos, ferrovias, usinas de energia elétrica, até suas correspondentes linhas de transmissão e distribuição de energia, barragens, minas, obras de irrigação, edifícios industriais e assim a lista seria interminável. Impossível não mencionar sua relevância na construção de residências, escolas, hospitais e áreas de recreação, como hotéis, cinemas, teatros, etc.

A indústria da construção como chave para o desenvolvimento econômico

Sem dúvida, o setor de construção é um componente significativo na economia de um país. De acordo com dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) e o CEPAL, os países da região da América Latina contribuíram com 6,5% do PIB mundial de construção em 2016, o que implica a geração de cerca de 20 milhões de empregos em múltiplas especialidades, que, portanto, contribui para o crescimento da economia do país.

No entanto, os problemas enfrentados pelo setor também são bem conhecidos:

  • Baixa produtividade
  • Má qualidade
  • Altos índices de acidentes
  • Descumprimento de prazos de entrega e atrasos
  • Desperdício de recursos e materiais, etc..

O que muitas empresas não veem é que hoje em dia, é possível eliminar muitos desses vícios se a "medida correta" é aplicada em certos elementos cognitivos e se for aplicada uma "filosofia inovadora" que ajude todo o conjunto a ser bem fundamentado, isso é conhecido como Lean Construction (Construção Enxuta) e é voltado para a administração da produção em construção, cujo objetivo final é a eliminação de atividades que não agregam valor, ou seja, desperdícios.

O que é Lean Construction?

É uma nova forma de trabalhar que introduz princípios que alteram o quadro conceitual da administração da melhoria da produtividade e concentra todos os esforços na estabilidade do fluxo de trabalho. Mediante este enfoque, foram desenvolvidas diversas ferramentas para ajudar a reduzir os desperdícios do processo produtivo. A premissa básica é tentar projetar e construir o projeto corretamente, ter os sistemas, os recursos e as medidas exatas, todos os anteriores, no momento certo e desde a primeira vez, simples assim.

É importante mencionar que para este conceito funcione, todas as partes devem estar comprometidas e envolvidas para trabalhar de mãos dadas; se eles querem superar os obstáculos que podem surgir no processo.

Finalmente, o objetivo que se pretende alcançar quando se implementa o Lean Construction é: melhorar a eficiência de todo o processo, eliminando todos os subprocessos intermediários, buscando assim, reduzir os custos e o prazo de entrega sem esquecer de aumentar a qualidade do produto através da implementação de controles intermediários, o que, portanto, reduziria drasticamente o custo.

Não se esqueça, Lean Construction não é somente uma filosofia, você deve estar concentrado e focado em atender as premissas máximas: "Reduzir e eliminar todas as atividades que não agregam valor e otimizar todas aquelas que agregam valor ao produto final".

Na TBM, temos o conhecimento e experiência necessários para apoiá-lo na implementação do Sistema Lean Construction, entre em contato conosco e teremos prazer em ajudá-lo a criar não somente um sistema funcional, mas uma cultura voltada para a prevenção e resolução de problemas. 

Entre em contato agora e melhore a produtividade de sua empresa!