Com acesso restrito a materiais e pessoas, os fabricantes são forçados a pensar de forma criativa para atender à demanda.

A cada trimestre, a TBM reúne executivos de manufatura de médio porte das principais empresas que atendem a uma variedade de setores para discutir virtualmente tópicos prioritários do setor e compartilhar ideias e melhores práticas para abordá-los. Na reunião desta primavera, o consenso foi muito claro: o risco na cadeia de suprimentos, juntamente com os desafios de aquisição e retenção de talentos, são as principais preocupações do setor de manufatura. E as correções usuais não estão funcionando para resolver esses problemas. Os executivos claramente precisam de abordagens inovadoras para manter suas linhas em movimento - e precisam delas rapidamente.

Aqui está um panorama do que ouvimos dos líderes das oito diferentes empresas de manufatura que se juntaram a nós na reunião do mês passado:

As cadeias de abastecimento globais permanecem significativamente limitadas.

  • Atrasos na entrega e no atendimento ao cliente são um estilo de vida para a maioria dos fabricantes no momento, e isso não vai melhorar tão cedo. Os fabricantes esperam que a escassez de materiais e componentes essenciais persista nos próximos meses, pelo menos.
  • Ser capaz de alcançar o cliente é mais importante do que nunca, pois os prazos dos pedidos estão em risco. Uma empresa está conectando suas equipes de operações e vendas diretamente com os clientes para fornecer orientação sobre atrasos e oferecer o máximo de transparência possível quanto ao status dos pedidos.
  • Muitos fabricantes estão considerando seriamente a racionalização e o redesenho do produto como estratégias para lidar com a escassez de componentes críticos.
  • A alocação é uma realidade agora. O vice-presidente de Tecnologia e Práticas na Cadeia de Suprimentos da TBM, Ken Koenemann, compartilhou como o aproveitamento das tecnologias digitais será fundamental para resolver este problema imediato.
  • A longo prazo, no entanto, a maioria das empresas precisará repensar e reotimizar suas redes de cadeia de suprimentos para levar em conta os riscos que agora são inerentes ao fornecimento global.
  • Esse trabalho de otimização na cadeia de suprimentos deve começar agora, começando com a quantificação do custo do risco na cadeia de suprimentos para que possa ser mais estratégico e realista nas futuras decisões da rede desta.

Encontrar e manter pessoas requer uma abordagem renovada para a gestão do capital humano:

  • Se é difícil para os fabricantes garantir suprimentos, é tão difícil - senão mais - manter as linhas com talentos qualificados.
  • O dinheiro deve fazer parte da equação, tanto para contratação como para retenção e é importante saber o que seus concorrentes geográficos mais próximos estão oferecendo como ponto de partida.
  • Alguns fabricantes estão melhorando a aposta com mais bônus, entregues com mais frequência, e encontrando maneiras de vincular incentivos financeiros ao desempenho individual como forma de motivar e recompensar seus melhores colaboradores.
  • À medida que a quantidade de talentos disponível diminui, os fabricantes precisam encontrar outras maneiras de conseguir as pessoas de que precisam. As organizações estão experimentando várias abordagens, desde a criação de ambientes mais inclusivos até o fornecimento de canais para solicitar ativamente o feedback dos colaboradores, oferecendo benefícios de alto valor no local, como clínicas de saúde gratuitas para funcionários e seus familiares.
  • O Diretor Administrativo da Prática de Soluções de Liderança da TBM, Shannon Gabriel, incentiva os fabricantes a se concentrarem em se diferenciar dos demais empregadores que competem pelo mesmo talento. Isso pode incluir reavaliar ou reduzir os requisitos mais rigorosos para o trabalho e eliminar outras barreiras ao processo de candidatura.
  • Os fabricantes também precisam pensar seriamente em encontrar e direcionar o talento potencial que outros empregadores estão regularmente negligenciando. Ser criativo sobre onde e como procurar pessoas pode abrir a porta para reservas inexploradas de talentos que você pode desenvolver internamente por meio de programas de treinamento e aprendizagem no local de trabalho.
  • O desenvolvimento proativo da carreira pode ser outra maneira de atrair e reter talentos, garantindo que você está preparando pessoas para assumir funções de liderança. Algumas empresas estão usando pilotos local a local para identificar candidatos com maior potencial de liderança. Outros estão se concentrando em construir seus bancos de liderança e garantir que tenham planos de sucessão em vigor.

A disposição de tentar novas abordagens será crítica para resolver a escassez de materiais e pessoas daqui para frente.

Nos próximos meses, a TBM responderá de forma proativa ao que ouvimos durante nossa última mesa redonda e ao que vemos acontecendo no chão de fábrica de nossos clientes todos os dias. Como problemas cada vez mais complexos de talento e cadeia de suprimentos que ameaçam paralisar a produção de muitos fabricantes, nossos especialistas estão ajudando as empresas a se manter à frente das questões e implementar com sucesso estratégias inovadoras e alternativas que estão gerando resultados reais. Fique atento aos nossos artigos mais recentes e novas ideias sobre essas duas questões críticas. Ou entre em contato hoje mesmo para iniciar uma conversa sobre seus desafios específicos de capital humano e cadeia de suprimentos.

Considere a leitura de alguns de nossos artigos mais recentes focados em problemas de talento e cadeia de suprimentos: