O psicólogo ganhador do Prêmio Nobel Daniel Kahneman observou como “podemos ser cegos para o óbvio, e também podemos ser cegos para nossa cegueira”¹. Ele fez a observação em referência a um estudo sobre foco do livro “O Gorila Invisível e Outros Equívocos da Intuição”. No estudo, os participantes foram convidados a assistir a um vídeo de duas equipes correndo ao redor de bolas de basquete e contar o número total de passes de uma das equipes. Em algum lugar no meio do vídeo e todos os passes, uma pessoa em um traje de gorila entra no quadro, fica por um momento e depois sai. A percepção surpreendente do estudo é que apenas cerca de metade dos milhares de participantes do estudo realmente notaram a pessoa no traje de gorila.²

Embora o estudo do gorila invisível esteja focado na atenção imediata dos participantes em uma tarefa, a citação e a ideia geral do estudo são relacionadas a questões que surgem nas operações de fabricação. Afinal, em operações complexas, pessoas em todos os níveis geralmente ficam tão presas em tarefas e maneiras de pensar específicas que não conseguem mais ver o “gorila” que está causando um problema.

Antes de analisarmos alguns exemplos, no entanto, vamos parar e considerar o que está acontecendo no chão de fábrica e nas posições de liderança desde a pandemia da COVID-19.

Isso soa familiar?

Se você percebeu que o absenteísmo e a rotatividade dos colaboradores se tornaram um problema maior desde o início da pandemia da COVID-19, você não está sozinho. Praticamente todos os líderes com quem conversamos estão lutando com eles de uma forma ou de outra, mas a maioria acha que é um problema exclusivo de sua organização. Mas a realidade é que o absenteísmo e a rotatividade têm sido um grande problema para muitas empresas de manufatura mesmo antes da pandemia. 

Embora o aumento do absenteísmo e da rotatividade de colaboradores durante uma pandemia não seja necessariamente surpreendente, a relativa estabilidade nas posições de liderança tem sido. Quando a pandemia começou, parecia que seria uma questão de tempo até que surgisse uma onda de líderes altamente qualificados disponíveis no mercado de trabalho. Mas isso não aconteceu. Ainda é difícil encontrar pessoas boas em todos os níveis. Especialmente grandes líderes.

Praticamente todos podem concordar que o absenteísmo, a rotatividade e os líderes inexperientes prejudicam significativamente o desempenho e o rendimento e aumentam os custos operacionais. Mas quando se trata do que está causando os problemas, as coisas rapidamente ficam obscuras.

Percepção versus realidade: 3 exemplos rápidos

Muitas vezes, o foco no trabalho das pessoas torna muito difícil para elas ver os gorilas que estão realmente causando problemas de desempenho. Em vez de recuar e descobrir o que os dados dizem, eles fazem suposições e tomam medidas, como adicionar uma linha quando a taxa de transferência não atende às demandas, que fazem mais sentido com base em suas funções e/ou influência dentro da organização. É compreensível porque descobrir o que realmente está acontecendo pode ser difícil.

Basta considerar estes exemplos:

  1. Adicionando um turno para compensar a baixa participação

Depois de lutar com a baixa participação, uma fábrica adicionou uma mudança para compensar a diminuição da produção, mas não pensou nos requisitos adicionais de pessoal. Depois de lutar para preencher as vagas adicionais, recorreu aos trabalhadores temporários e enfrentou um novo e desafio relacionado à alta rotatividade e exigências constantes de treinamento. A TBM realizou uma avaliação de talentos de uma semana e um Kaizen de três dias com o RH e Operações para chegar à causa raiz da rotatividade de colaboradores e um plano de melhoria. Por meio dessa avaliação, descobrimos que seus processos de contratação e treinamento extintos ou inexistentes, juntamente com uma estrutura salarial antiquada, estavam levando à volatilidade em toda a força de trabalho.

  1. Lidando com a alta rotatividade com integração mais rápida

Uma fábrica estava lidando com o volume de negócios bem acima da média nacional. A solução para o problema foi acelerar os processos de contratação e trazer novas pessoas o mais rápido possível, mas eles não entendiam por que as pessoas continuavam a sair quase tão rápido quanto entravam. Após uma revisão de duas semanas das operações da fábrica, a TBM determinou que, embora a fábrica tivesse um processo de contratação eficiente, questões culturais sistêmicas dentro da organização estavam afastando as pessoas.

  1. Desconexões entre equipes corporativas e locais

A TBM havia ajudado uma fábrica a ajustar suas linhas de embalagem, mas era difícil determinar melhorias de desempenho por causa de 19 vagas abertas em todas as linhas. A equipe corporativa do fabricante sabia que era difícil encontrar pessoas na área, mas ninguém sabia por quê, e a equipe local não estava pedindo ajuda porque achava que tinha as coisas sob controle. A pedido do consultor da TBM, a equipe de Soluções de Liderança da TBM realizou um diagnóstico dos processos existentes nas operações e RH para tentar entender melhor o que estava acontecendo e por quê. Depois de dividir os KPIs e medir todos os dados, a equipe de Soluções de Liderança encontrou desconexões claras entre o que as equipes corporativas e locais achavam que estava acontecendo na realidade. Ao realizar uma análise de mercado (competitiva), mudar a estratégia de contratação, reestruturar o processo de integração de talentos, a planta conseguiu zerar vagas em menos de dez dias e maximizar o rendimento em todas as linhas.

Chegando ao cerne do problema

Esses tipos de problemas de desempenho podem estar relacionados a todos os tipos de fatores, desde uma falha de comunicação entre a liderança até a falta de visibilidade clara dos processos de capital humano. Uma parte do problema geralmente está relacionado ao fato de que os líderes de operações e outras equipes veem os desafios de maneira diferente e não se reúnem para realmente tentar entender o que está acontecendo. Portanto, as equipes de liderança podem não se aprofundar em outros fatores que podem causar absenteísmo ou rotatividade de colaboradores, como a competitividade dos pacotes de salários e benefícios ou oportunidades de progressão na carreira.

Outro grande problema é que os fabricantes costumam medir praticamente todas as partes de suas operações, exceto o componente de capital humano. E isso torna mais fácil culpar o equipamento ou o mercado de trabalho ou outros fatores sobre os quais você sente que não tem controle. A causa raiz real desses problemas pode estar (e na maioria dos casos está) dentro de sua liderança atual ou processos de contratação e integração de talentos.

Medindo o que importa para o capital humano

É importante identificar o que está causando o absenteísmo e a rotatividade. Normalmente, encontramos problemas em uma ou todas as três áreas a seguir:

  • Contratação de talentos
  • Treinamento e integração
  • Programa de retenção

Em nossa experiência, ao definir e medir essas áreas e seu impacto no chão de fábrica, você pode se surpreender com o que está escondido à vista de todos, como:

  • A falta de uma pegada clara na organização e na comunidade para ajudar a atrair os melhores talentos
  • Abordagens de mudança de liderança que causam frustração entre os colaboradores (incluindo a falta de treinamento adequado e desenvolvimento de liderança para gerentes promovidos)
  • Falta de trabalho padrão para cada função e/ou práticas de treinamento insuficientes
  • Salários ou benefícios não competitivos
  • Planos de carreira indefinidos
  • Limitações culturais

Em última análise, ter uma compreensão clara do que está acontecendo com o capital humano permite que você encontre maneiras de controlar custos e otimizar a produtividade e a qualidade, ajudando você a aproveitar ao máximo todo o seu pessoal em tempos bons e difíceis.

Qual é a causa raiz REAL de seus problemas de desempenho?

Quando as empresas de manufatura estão lutando com o desempenho, elas geralmente procuram por problemas e soluções nos equipamentos. Mas, na realidade, os problemas de capital humano e retenção de colaboradores podem facilmente ser os culpados. Especialmente no ambiente de fabricação de hoje. A TBM analisa as questões de desempenho de forma holística. Não apenas temos 30 anos de experiência praticando metodologias de melhoria contínua no chão de fábrica, mas também trazemos nossa experiência de fabricação para seus desafios de capital humano. Isso significa que, ao contrário de outras empresas de consultoria de operações ou capital humano, sabemos como analisar todos os seus processos e equipes de negócios para entender o que realmente está causando problemas – incluindo absenteísmo e rotatividade – em sua organização e fornecer soluções sensatas que geram resultados imediatos.

___________________________________________________

¹Daniel Kahneman, “Thinking Fast and Slow;” Farrar, Straus and Giroux; 2011. 
²Christopher Chabris and Daniel Simmons, “The Invisible Gorilla,” Broadway Paperbacks, 2009.