“Obeya Room”, ou sala grande, é um dos diálogos de desempenho mais eficazes nos processos construtivos, é uma ferramenta que foca a organização em direção a consecução dos objetivos, com base em diferentes suportes e elementos visuais.

Cinco razões pelas quais “Obeya” promove melhoria contínua na construção

 

Um dos principais problemas enfrentados pelo setor de construção em seu processo de gestão é que os envolvidos se concentram basicamente no planejamento das etapas de construção, sem olhar para as áreas de apoio que suportam o processo em geral, que podem ser as áreas de  manutenção de equipamentos, qualidade, abastecimento, segurança, entre outros.

Normalmente, esses processos incidem em grandes atrasos devido a problemas de desempenho em sua gestão, o que se traduz em custos excessivos por necessitar de mais recursos e maquinário, ou por pagar multas pelo não cumprimento dos prazos estabelecidos.

Pelo exposto anteriormente, é fundamental desenvolver um sistema formal através do qual se monitore o resultado do planejado com uma abordagem de melhoria contínua, ou seja, que diante de desvios sejam tomadas as ações que permitam alterar o caminho.

Uma solução eficaz

A ampla experiência da TBM intervindo em processos da construção civil com uma abordagem de melhoria contínua, possibilitou validar que o desenvolvimento de diálogos de desempenho através dos “Obeya Room” são a opção ideal para medir o desempenho de uma obra. Como? Mediante a definição dos KPIs chaves do projeto – tanto de construção quanto das áreas de apoio - e uma rotina ordenada de apresentação de resultados, com uma frequência de acordo com a velocidade do projeto, o que permite a tomada de ações contra os desvios, prevenindo custos não desejados ao reagir a tempo.

É importante destacar que esta metodologia se aplica de forma lógica nas reuniões de Planejamento semanais e de Planejamento Diário (POD), permitindo que o processo de planejamento, execução e medição dos resultados sejam conectados.

Em resumo, os “Obeya Room” favorecem a melhoria contínua nos processos construtivos porque:

  1. Promovem uma cultura de acompanhamento e melhora no resultado do progresso construtivo
  2. Conseguem uma melhoria no desempenho do projeto porque resolvem problemas-chave que atrasam o trabalho a tempo
  3. Reduzem os custos por não cumprimento do prazo
  4. Melhora a segurança do projeto porque uma abordagem preventiva de gestão do contrato é alcançada
  5. Promove uma cultura de melhoria contínua na organização, pois permite melhorar transversalmente o desempenho de seus processos.

 

A equipe de especialistas da TBM se especializou em garantir que os processos de diálogo de revisão como os “Obeya Room”, tenham uma abordagem colaborativa de melhoria contínua, que é o valor de nossa experiência em todos os tipos de processos de construção. Entre em contato e confira os resultados em sua organização!