Os “Obeya Room” são muito mais do que um espaço físico, são uma forma de trabalho que se baseia na colaboração, na comunicação e na rápida tomada de decisões.

Como vimos no blog Cinco razões pelas quais Obeya promove a melhoria contínua na construção, um dos aspectos fundamentais dos diálogos de desempenho, como os Obeya, reside na sua natureza colaborativa, uma vez que eles trabalham entre o contratante (empreiteiro) e o dono do contrato. Nessas reuniões entre ambos são tomadas decisões e ações de melhoria, mas vamos ver quais são os elementos fundamentais que essas reuniões devem cumprir para serem bem-sucedidas:

O primeiro elemento apresentado pelo Obeya é a gestão a vista, a qual permite aos donos dos processos enxergarem de forma clara, compreensível e eficiente o resultado do projeto, identificando os desvios e tendências do resultado semanalmente.

O segundo elemento são os diagramas de Pareto que permitem identificar de forma clara e quantificável os impactos das causas que geraram os desvios, dando aos participantes a oportunidade de resolver os problemas ocorridos.

O terceiro elemento é a liberação de restrições. Esse processo dentro do Obeya orienta os participantes e os tomadores de decisão a resolverem antecipadamente os possíveis efeitos em termos de segurança, prazo e custo.

O quarto elemento é a estruturação da reunião. Para ser eficiente, não deve durar mais do que 1 hora; tem que ser uma reunião ágil e ordenada que permita a responsabilização de todos os donos dos processos; tanto o empreiteiro quanto o cliente devem interagir em um mesmo momento com foco colaborativo. Neste momento todo o desempenho do projeto é revisado, o que acontecerá na semana seguinte e se decide as ações de melhoria necessárias através de um método disciplinado e ordenado.

Além disso, a aplicação de uma ferramenta como Obeya:

  • Permite Identificar possíveis desvios que afetam o processo construtivo futuro (liberação de restrições)
  • Permite atender e corrigir desvios para o resultado priorizando aqueles que mais impactam
  • Incentiva a prestação de contas dos donos do processo através de uma gestão visual simples e compreendida por todos
  • Foca e promove a cultura de eventos de melhoria kaizen para resolver os principais desvios.

A ampla experiência de especialistas da TBM no desenvolvimento e aplicação de processos de diálogos de revisão, como os “Obeya Room”, permitiu-nos melhorar os resultados de inúmeras empresas, sempre com uma abordagem colaborativa para a melhoria contínua. Descubra o que podemos fazer pela sua empresa. Entre em contato conosco!