Como fazer o Lean Construction bem sucedido

Uma vez me disseram que 90% das empresas que começam no Lean Construction falham, fazem malfeito ou abandonam a tentativa. Isso foi no começo da minha jornada pessoal através da filosofia Lean e me serviu como lição e advertência.

Talvez o conselho mais importante que posso lhe oferecer é não deixar que isso aconteça com você.

As empresas fracassam por várias razões, incluindo falta de liderança e falta de entrega dos resultados esperados, para citar algumas. Outras empresas encerraram devido a mudança de proprietários ou porque as prioridades simplesmente não eram as mesmas.

Constância e paciência

O maior grupo, por enquanto, são as empresas que falharam ao implementar a filosofia Lean. Se trata de empresas que achavam que estavam aplicando corretamente as ferramentas Lean, mas na realidade não estavam fazendo isso. A grande maioria usa as ferramentas corretamente e ao ver os resultados, é que percebem apenas uma pequena melhora no rendimento.

Na realidade, a lista de empresas que realmente conseguem é muito pequena. Estas empresas veem sua renda crescer de 3 a 5 vezes em relação à média da indústria, porque elas são capazes de tirar proveito de melhorias de qualidade, entrega e custo, para aumentar as vendas e margens.

Elas também aproveitam essa capacidade operacional para desenvolver uma estratégia que pode envolver a criação de produtos inovadores, mais rentáveis, ou introduzir novos canais e mercados para impulsionar o crescimento. Não é incomum que as empresas melhorem a produtividade entre 10 e 15% em um ano aplicando os princípios do Lean, porém, a maioria de nós não está nos mercados que estão crescendo nesse ritmo. Desta forma ficamos com uma das duas opções: desenvolver e executar uma estratégia para crescer ou demitir pessoas. Se você não quer fazer nenhum dos dois, você não vai perceber os benefícios de seus esforços Lean e você não verá os resultados financeiros e perderá o apoio da gerência. A única solução real é aumentar suas vendas. 

Dado que o crescimento é uma parte importante de uma transformação Lean bem-sucedida, por que não há mais empresas com estratégias de crescimento? Pense nisso e faça a sua empresa fazer a diferença!

Descubra como nós da TBM podemos ajudá-lo.